Embrapa Florestas inaugura novo laboratório para pesquisar pragas florestais

terça-feira, 24 de abril de 2012

A Embrapa Florestas (Colombo/PR) inaugura o novo Laboratório de Entomologia Florestal. Resultado da ampliação do prédio anterior, o espaço conta agora com cerca de 1500 m2 entre salas para pesquisadores e salas técnicas.

As tecnologias geradas pelo Laboratório tem ajudado o país a controlar as principais pragas florestais, como a vespa-da-madeira (praga de pínus), besouro corintiano (erva-mate) e formigas cortadeiras (plantios em geral). Outras pragas florestais também estão sendo pesquisadas, como o percevejo bronzeado e psilídeo-de-concha (eucalipto); pulgão-gigante-do-pínus; broca-das-meliáceas (mogno), pragas quarentenárias (diferentes espécies florestais) e lagarta-da-erva-mate.

As tecnologias geradas e as pesquisas em andamento são fundamentadas no manejo integrado de pragas (MIP), com ênfase no controle biológico, além dos controles químico, cultural e mecânico. O MIP é a alternativa mais viável para controle de pragas, com a aplicação de medidas que possibilitam reduzir a população de pragas em níveis toleráveis, de forma ecologicamente correta.

Outra atuação importante dos pesquisadores do Laboratório é em relação às pragas quarentenárias florestais, com medidas para reduzir os riscos de introdução de novas pragas no país.

O sucesso das pesquisas realizadas tornou a Embrapa referência mundial em pesquisa com pragas florestais. Hoje, pesquisadores participam de fóruns e discussões sobre sanidade florestal em todo o mundo.

Espaço maior

A ampliação do Laboratório foi feita com recursos do PAC/Embrapa e emendas parlamentares, que auxiliaram na obra e na compra de novos equipamentos. O novo espaço vai facilitar o fluxo de trabalho, como por exemplo a criação e distribuição do nematóide Deladenus siricidicola, principal agente utilizado no combate à vespa-da-madeira.

Fonte: REMADE
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB