Governo do Amazonas troca experiências em Manejo comunitário com outros Estados do Norte

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Notí
Nos dias 24 e 25 de novembro, o Governo do Estado, por meio dos técnicos da Gerência de Controle Florestal do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), participam em Brasília do seminário “Licenciamento para Manejo Florestal Comunitário”, promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente.
O objetivo do evento é facilitar o intercâmbio de experiências em manejo florestal comunitário entre os estados da Amazônia – Acre, Amazonas, Amapá e Pará - abrindo espaço para que compartilhem novas normas e procedimentos que venham a dinamizar ambiental e economicamente a atividade de planos de manejo.
Os engenheiros florestais do IPAAM, Sidney Rudhjá, Márcio Dalmo e Cristiano Santos, vão apresentar para os demais estados participantes como se dá o licenciamento de planos de manejo comunitário no Estado, suas dificuldades e seus resultados alcançados.
“O Plano de Manejo Florestal é a forma mais sustentável de exploração dos recursos da floresta, em especial o madeireiro pela grande relevância para a economia do Amazonas e para o controle do desmatamento, por isso o IPAAM participa com três técnicos deste evento, muito oportuno, promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro”, disse o presidente do IPAAM, Antonio Ademir Stroski. 

Conforme dados da Gerência de Controle Florestal do IPAAM, das experiências identificadas no Amazonas, 763 apresentam plano de manejo madeireiro protocolado no Instituto. Dentre estas iniciativas, 727 (95,29%) são consideradas “Manejo de Pequena Escala” e 36 são classificadas como “Manejo Comunitário” (4,71%), na sua maioria pertencentes às comunidades localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá.

Fonte: IPAAM
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB